quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

REPORTAGEM MARATONA CUBA

Dia 21 de Junho, primeiro dia do Verão, 06H00 da matina e o despertador já toca, à que desligar depressa antes que acorde todo o pessoal cá de casa, toca a levantar, pegar no saco, na bike, carregar o carro e vamos embora a caminho da fantástica Vila alentejana, Cuba, para participar na 5ª Maratona, organizada pelo Clube Cuba Aventura, com três percursos disponíveis, 20, 40 ou 80 km.
Ao chegar a Cuba, encontramos um grande parque estacionamento, junto da Meta, e do pavilhão onde se procedia ao levantamento de dorsais, e seria servido o Almoço.
Após proceder ao levantamento dos Dorsais, que decorreu de forma rápida, foi altura de aproveitar para tomar o Pequeno-Almoço, disponibilizado pela Organização, e de seguida preparar as Bicicletas e ir à procura do café da manhã, que os viciados não perdoam, vindo-se a verificar ser uma missão complicada, mas após alguns kms percorridos pelo interior da Vila, o que permitiu conhecer um pouco melhor e serviu de aquecimento, lá conseguimos encontrar um estabelecimento aberto.
Às 09H00, na linha de Partida, sente-se a adrenalina e após as palavras de incentivo proferidas pelo Srº Presidente da Câmara, é dado o sinal de partida, e todos seguem pelo interior da localidade, com uma viatura a servir de guia até terminar o alcatrão e começarem os caminhos de terra que iriam ser percorridos por todos nós.
Quem me disse que o Alentejo é sempre plano, enganou-me bem, o percurso apesar de não ter grandes subidas, era um constante sobe e desce, o que aliado aos 40 Graus que se fizeram sentir, originou que se tornasse mais difícil do que estava à espera.
Devido ao calor era quase obrigatório, parar nas Zonas de Abastecimento para hidratar e renovar as reservas, onde os elementos da Organização recebiam todos os Participantes com simpatia e palavras de incentivo.
As marcações não faltaram, apesar das placas que indicavam a separação dos percursos, serem um pouco pequenas o que originou que alguns mais distraídos seguissem o caminho errado
Os percursos separavam-se e voltavam-se a encontrar, possibilitando que pudéssemos observar os “Prós” em acção.
Na linha de chegada era feito o controle dos tempos e percursos, que eram transmitidos através dos altifalantes, possibilitando a todos irem tendo conhecimento da chegada dos amigos e companheiros.
Terminando, era altura de proceder à lavagem das bicicletas, ir tomar um banho, e começar a caminhar para o Pavilhão onde iria ser fornecido o Almoço, onde nos aguardava um maravilhoso Gaspacho, bem fresquinho, seguido de carne com massa, devidamente acompanhado de vinhos alentejanos, sumos e água, tudo em quantidade e qualidade, e como não podia faltar, para terminar, umas sobremesas para adoçar a boca.
Fazendo um balanço final, é de enaltecer o esforço desenvolvido por toda a equipa do Clube Cuba Aventura para que todos saíssem daquela localidade satisfeitos e com vontade de voltar para o Ano.

Reportagem publicada na Revista O Praticante, pagina 27.

1 comentário:

Zen disse...

Parabéns por mais uma!

E agora, encontramo-nos no domingo em Canha?

Obrigado pela visita assídua ao Trilhos.

Abraço.