quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

1º Maratona BTT Cocheiros

Santo Aleixo da Restauração, típica Aldeia do nosso Alentejo profundo, situada no Concelho de Moura, serviu de anfitriã da 1ª Maratona BTT Cocheiros, que se realizou no dia 18 de Outubro 2009, organizada pela secção de BTT do Clube de Futebol de Santo Aleixo da Restauração.
Os cerca de trezentos participantes, tiveram à sua disposição três percursos, a meia-maratona com 40km, a maratona com 80 km e um passeio familiar com 15km.
Ao chegarmos dirigimo-nos para o Pavilhão onde funcionava o Secretariado e posteriormente seria servido o almoço, para levantar os sacos que continham os Dorsais, as lembranças habituais e o Jersey alusivo ao evento, que decorreu de forma eficiente e rápida.
À nossa espera estava uma mesa com sumos, sandes e uns bolos caseiros fantásticos, e constatámos que a Organização estava a fazer todos os possíveis para que nada falha-se, estando as mesas para o almoço já preparadas.
Depois de colocar os dorsais e realizar as afinações finais, dirigimo-nos para o Largo junto da Igreja, onde estava montada a Meta e o Speaker de serviço animava o pessoal que ia chegando.
Dado o sinal de partida seguimos todos em direcção dos montes que se viam no horizonte e começou o constante sobe e desce, a provar que o Alentejo não é só planícies.
O percurso era fantástico, mas o terreno com bastante pedra solta, obrigava a um esforço extra nas subidas e cuidados redobrados nas descidas, onde ainda tivemos oportunidade de testar as nossas máquinas numa pista de MotoCross, que terminava com uma subida que obrigou a grande maioria dos atletas a desmontarem e seguirem a pé.
Depois de bastante suar, pelos montes do Alentejo, regressamos a Santo Aleixo, onde na zona da meta a moldura humana era fantástica, parecia que toda a população da Aldeia tinha saído à rua para aplaudir os atletas, e o Speaker continuava infatigável, animando os presentes e sempre com palavras de incentivo para os que iam chegando.
Após cruzar a linha de meta, tínhamos à nossa espera duas meninas com um saco cheio de rifas, que permitiam ganhar produtos regionais e artigos de ciclismo, onde tive a sorte de ser contemplado com uma garrafa de Azeite.
Para os banhos foram disponibilizados os balneários do Campo de Futebol, mas infelizmente a água quente não chegou para todos, mas como o dia apresentava-se com uma temperatura bastante agradável, era respirar fundo e avançar “sem medos” para baixo do chuveiro.
Após o banho, fomos à procura do almoço, porque a fome já apertava, e seguimos para o Pavilhão onde à disposição de todos estavam vinhos, sumos e como prato foi servido Rancho, o que não agradou a todos os participante, situação que podia ter sido evitada caso tivesse sido comunicado com antecedência qual a ementa.
De salientar a excelente prestação de dois atletas do Distrito de Setúbal, Sónia Basílio Carvalho, Equipa BTT Vila Fresca, que ocupou o 1º Lugar do pódio da Meia-maratona femininos e Manuel Mestra, Equipa Superbike/Vercil, que se classificou no 2º Lugar da Meia-maratona masculina.
Santo Aleixo da Restauração é considerada Aldeia heróica da Restauração de Portugal, devido a aos grandes acontecimentos da Guerra da Aclamação, pelo que em 1957 a freguesia de Santo Aleixo, passou a denominar-se Santo Aleixo da Restauração.
COCHEIROS, é a alcunha, pela qual as gentes da Aldeia eram apelidadas no passado, e a designação BTT Cocheiros, pretende manter viva essa tradição.
Para terminar só me resta agradecer a todos que trabalharam para organizar esta fantástica prova.
Meia-maratona masculinos:
CLASSIFICAÇÃO DORSAL TEMPO NOME EQUIPA
1º - 248 - 2:01:55 - JOSÉ R. RATO - CLUBE BTT DE AGUIAR
2º - 240 - 2:02:27 - MANUEL MESTRE - SUPERBIKES/VERCRIL

3º - 188 - 2:03:59 - CAMPANIÇO - SECÇÃO BTT 4 ESQUINAS

Meia-maratona femininos:
CLASSIFICAÇÃO DORSAL TEMPO NOME EQUIPA
1º - 264 - 3:03:56 - SÓNIA B. CARVALHO - BTT VILA FRESCA
2º - 17 - 3:17:35 - CLARA MONTEIRO - BTTFERROBICO
3º - 83 - 3:19:31 - MARCELA VALÉRIO - BINACLINICA


Maratona:
CLASSIFICAÇÃO DORSAL TEMPO NOME EQUIPA
1º - 86 - 3:53:48 - LUIS SILVA - PEDAIS DO RAIA
2º - 278 - 4:04:02 - CARLOS NETO - INDIVIDUAL
3º - 297 - 4:04:05 - NUNO RAINHA - OS PEDALEIRAS A.C. ÉVORA/CANNONDALE

Sem comentários: