quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

2º Maratona BTT "Rota Sopa da Pedra"

♪.♫. Acordas pela manhã e em casa pouco te demoras, sais de casa e não comes vais correndo por essas ruas fora, …..♪.♫…

Porque será que sempre que tenho que acordar cedo lembro-me de esta música dos Peste & Sida?
Será por ser Domingo, o despertador a tocar às 06H00 da matina e a ansiedade ser grande?
Muitas vezes me pergunto o que nos motiva para num Domingo, acordar de madrugada, fazer 100 ou 200 km de carro, depois fazer mais 40 ou 80 km de bike, e no final receber como compensação um banho, cuja água muitas vezes está fria.
Penso que todos nós que adoramos o ciclismo, sabemos a resposta, que a aqueles que ficam a dormir será difícil de explicar.
Já chega de divagar e toca a levantar que o pessoal está à espera para arrancarmos para Almeirim, onde iremos participar na 2º Maratona BTT "Rota Sopa da Pedra", que se realizou no dia 20 Setembro, a servir como despedida do Verão.
Ao chegarmos à bela vila ribatejana de Almeirim, é possível verificar que a azafama é grande, para que tudo esteja pronto a horas.
Estacionamos junto do jardim e fomos levantar os dorsais, que prontamente nos foram entregues pelo pessoal da organização.
É altura de ir equipar, preparar as BTT e seguir para o controle, situado no recinto da Partida, onde se assistiu à tortura dos ouvidos de todos os participantes, praticada pelo responsável que tentava transmitir as ultimas indicações, mas o sistema de som, não permitia perceber nada do que dizia.
Finalmente foi dada a partida, com volta da praxe, pelas artérias de Almeirim e ao entrarmos nos caminhos de terra, já o pelotão ia bastante estendido.
Foram percorridos vários tipos de terrenos, desde vinhas, a eucaliptais, por trilhos bastante rolantes, embora com algumas subidas e fantásticas descidas.
De referir o excelente trabalho efectuado na marcação de todo o percurso e grandes tabuletas que informavam a separação dos dois percursos, 40km ou 80 km, para que ninguém se enganasse.
As Zonas de Abastecimento estavam bem fornecidas o que permitia recuperar as forças, mas para quem não parava também os colaboradores forneciam garrafas de água que eram recebidas em andamento, até parecia uma etapa da Volta a Portugal.
Palavras de incentivo e simpatia de todo o pessoal da Associação 20 kms de Almeirim foi uma constante durante todo o dia.
Depois de percorrer os fantásticos trilhos que circundam Almeirim, estava na altura de voltar à vila, onde na zona da Meta, nos esperavam bolos, sumos e águas com fartura e uma excelente equipa de massagistas.
Após os banhos nos balneários das Piscinas era tempo de seguir para o Almoço, onde deparámos com uma longa fila de espera, possivelmente porque não estava prevista uma tão grande adesão de atletas.
Finalmente entramos no grande salão onde nos foi servida a famosa Sopa da Pedra, que por sinal estava fantástica, carnes grelhadas e uma variedade de sobremesas, acompanhado de todo o tipo de bebidas.
Falta referir que as crianças que acompanharam os seus pais a esta prova não foram esquecidas, tendo sido criado uma zona de diversão com várias actividades desde jogos tradicionais a enormes insufláveis.
Saímos de Almeirim com a certeza de um dia bem passado na companhia dos amigos e com vontade de voltar para o ano.

Terminaram os 80 km- 120 atletas
Terminaram os 40 km- 623 atletas
80 Km masculinos
1º - 227 - José Silva - Bttrilhos Goldnutrition - 02:41:22
2º - 807 - João Santos - KTM/Benebike - 02:49:30
3º - 806 - Marco Sousa - KTM/Benebike - 02:49:54


80 Km femininos
1º - 477 - Sandra Araújo Bttrilhos-Goldnutrition - 03:16:26
2º - 608 - Filipa Gonçalves - SCL Marrazes/Fatibike - 03:40:38
3º - 581 - Joana Filipa Patrício - CicloBike - 04:04:45


40 km masculinos
1º - 719 - Fernando Humberto - Bttrilhos - 01:27:04
2º - 512 - Rodrigo José Jerónimo Gomes - BTTrilhos - 01:27:04
3º - 530 - Ismael Graça - Clube do Mato - 01:29:33


40 km femininos
1º - 250 - Ana Rita Valido - Ciclobike - 02:00:16
2º - 539 - Ana Sofia Rocha - Tigres Do Pedal - 02:14:47
3º - 77 - Sónia "Lua" Carvalho - Núcleo Btt Vila Fresca - 02:19:24

1 comentário:

Zen disse...

Grande Xutos

"A loucura é o sonho de uma única pessoa. A razão, é sem dúvida, a loucura de todos"

Obrigado pelas visitas ao "trilhos".

BOM ANO com saúde e muitas pedaladas.