quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Serra da Estrela 07 AGO 09

Este ano proporcionaram-se umas férias na zona do Fundão, como à bastante tempo que sonhava em subir a Serra da Estrela em Bicicleta, não resisti e aproveitei a proximidade para tentar efectuar a subida, tendo utilizado a minha velhinha GT. Partida às 08H42, de Vale Mendinho, localidade pertencente à Freguesia de Souto da Casa.
O Souto da Casa situa-se na encosta Norte da Serra da Gardunha, a cerca de 5km da Sede do concelho.

O objectivo era subir a Serra da Estrela que se pode ver ao longe.A Serra da Estrela é a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território da República Portuguesa (apenas o Pico, nos Açores, a supera).

Passagem pelo Fundão.
O Fundão está localizado no sopé da Serra da Gardunha, no planalto da Cova da Beira, a uma altitude de cerca de 500 metros. É sede de um município com 701,65 km² de área e 31 482 habitantes, subdividido em 31 freguesias.
Chegada à Covilhã,...
...com 24 Km já feitos.
E as subidas continuam,..., continuam,...continuam,...
Situada no Covão do Boi, em plena Serra da Estrela, encontra-se esculpida em baixo relevo, na rocha, a Senhora da Boa Estrela, padroeira dos Pastores, inaugurada em 1946.
Finalmente, ao fim de 50 Km, consegui chegar à Torre.
A Torre localiza-se no topo da Serra da Estrela, e é o símbolo do segundo ponto mais alto de Portugal, situado a 1993 metros de altura.

3 comentários:

edgar francisco disse...

Pois bem, ora ai está uma voltinha cinco estrelas, em plenas férias, e decerto com "boas" temperaturas, digo-te já que gostava de te ter acompanhado na subida.
Fica para outras voltas, continua a treinar.
Um abraço.

Guy de Maupassant disse...

Óptimo foto-report a aguçar o apetite de quem o lê!!!

Boas pedaladas!

Cumps
RM

Zen disse...

Oi Xutos

Obrigado pelas visitas ao "trilhos".

É uma bela subida. Decerto desfrutaste das paisagens soberbas de média montanha tão ao gosto de quem adora dar umas pedaladas.

Já vi que também és adepto da "triple triangle" (GT). Grandes máquinas!

Muitas aventuras!

Abraço