domingo, 5 de outubro de 2008

Visita à Lapa de Stª Margarida - 05OUT08

Esta volta de BTT, foi diferente.....fomos fazer uma visita à Lapa de Stª Margarida, situada na Serra da Arrábida.
Ao inicio éramos muitos, mas de repente....???..., desapareceram....???

A descida das escadas que dão acesso à Gruta
O Drº ainda conseguia sorrir.

...mais escadas...
...ainda mais escadas...
A beleza natural da Serra da Arrábida.

Finalmente chegámos, e podemos observar a paisagem.
Estes devem ter a mania, que são os putos mais giros da Serra !!
A entrada para a Gruta.
Será seguro, entrar aí ?
Não há certeza quando foi adaptada a ermida, mas sabe-se que a esta se associa a beleza natural, ao mistério de seu lugar sagrado.
Uma lenda conta que um Barco de Cristãos fugindo a um corsário mouro, se refugiou na gruta; na perseguição, o barco dos mouros encalhou e eles foram apanhados pela gente da terra.
Por este motivo, no altar da ermida estava uma imagem de Nossa Senhora da Salvação; do lado direito a imagem de Santa Margarida e do lado esquerdo a imagem de Santo António.De qualquer modo, sabe-se que esta gruta tem vindo a ser utilizada desde os tempos pré-históricos, como local sagrado.
A ligação da Gruta ao mar.


Depois da visita está na hora de voltar, e como diz o Ditado "Tudo o que desce, tem que subir", ou será ao contrário ?

Mas será que as escadas nunca mais terminam ?

O Portinho da Arrábida

Mais um furo.

Lá estou eu, outra vez, convencido de que sou fotógrafo.

Na subida das Necessidades, até a minha sombra, consegue ir à minha frente...

1 comentário:

edgar francisco disse...

Bem mais uma vez os meus parabéns, pela originalidade destas "voltinhas", sempre com um bom nivel que me provocam uma enorme vontade de estar recuperado para vos acompanhar.
Boas voltas...