sábado, 6 de novembro de 2010

2ª Maratona de Santa Cruz - “PELAS TERRAS DA ALCOMONIA”

Quando se baptiza uma Maratona com o nome de um doce tradicional, só pode ser presságio de uma prova bem confeccionada.

ALCOMONIA é um doce típico especialmente das Freguesias de Santo André e de Santa Cruz, feito de farinha de trigo torrada amassada com açúcar ou mel e pinhões, cozinhados em um tacho de cobre, o que resulta em uma massa compacta que é estendida e cortada em forma de pequenos losangos.

Com o desejo de provar as Alcomonias, no dia 11 de Julho de 2010, rumámos à típica Aldeia alentejana, Santa Cruz, pertencente ao Concelho de Santiago do Cacém, onde o Grupo Desportivo local colocou à nossa disposição dois circuitos, com as distâncias de 40 km e 70 km.

Ao chegar era possível constatar que a organização tinha-se esforçado para que tudo estivesse pronto para receber os cerca de 300 atletas que tinham respondido ao convite.

Houve o cuidado de reservar um terreno para servir de estacionamento, próximo do Secretariado, onde eram entregues os sacos contendo o dorsal e as famosas “Alcomonias”, e das instalações do Clube, onde foi colocado à nossa disposição o Pequeno-almoço, onde quem não conhecia, teve oportunidade de provar os doces que deram o nome a esta Maratona.

As infra-estruturas estavam fantásticas, com o Secretariado e o local do almoço, junto do Arco da Meta, casas de banho a 50 metros e o Parque de Estacionamento a 100 metros. Um exemplo para muitas das Maratonas que se organizam por este pais fora.

Pequeno-almoço aviado, o café da praxe a rematar, dorsais colocados e máquinas preparadas, estava na altura de avançar para o controle 0.

Pelas 09H00, depois do discurso de boas vindas, é dado o sinal de partida, onde após uma pequena descida, iniciamos uma subida longa em estradão, o que foi ideal para esticar o pelotão e o pessoal ganhar espaço, começando logo a luta pelas melhores posições.

Tratou-se de um percurso muito bem sinalizado com um inicio em que foi constante o sobe e desce, vindo a suavizar na parte final em que não faltaram as sempre apetecidas Zonas de Abastecimento, sempre bem fornecidas, tendo inclusive havido o cuidado de serem criadas zonas extras de fornecimento de água, o que foi bastante útil, devido ao calor que se fez sentir.

Depois de muito pedalar e muito suar, estava na altura de regressar a Santa Cruz, e estando a Meta colocada em uma subida, era fantástico assistir aos sprints finais.

Na zona da meta, não faltava fruta, bolos e todos os tipos de bebidas que ajudavam a recuperação do pessoal que ia chegando, os quais apesar do ar cansado apresentavam um sorriso que espelhava a satisfação de terem comprido mais um desafio.

Estava na altura do banho, havendo a opção de banhos quentes em Santiago do Cacém, mas a maior parte do pessoal, optou por um banho ao ar livre, nos chuveiros improvisados pela Organização, o que tendo em conta o calor que se fazia sentir e as paisagens alentejanas que era possível avistar, foi fantástico.

Para o Almoço, não faltou salada nem frutas e a canja estava excelente, o único aspecto menos positivo foi a carne que estava demasiado passada. Se calhar não me devia referir em uma Revista Desportiva, mas o vinho tinto era um espectáculo……

Durante o Almoço foram sorteados diversos artigos, oferecidos pelos patrocinadores, e atribuídos os prémios, os quais eram bastante bonitos e originais, aos primeiros classificados femininos e masculinos de ambos os percursos, assim como à Equipa Bike Clinic, da Quinta do Conde – Sesimbra, por se ter feito representar pelo maior número de atletas.

Tratou-se de uma Maratona que com certeza merece figurar na nossa agenda das provas imperdíveis.

Obrigado a todos os que trabalharam para a concretização de um Domingo bem passado na companhia de amigos a praticar o nosso desporto favorito.




Classificação Maratona Masculino


Clas. Tempo Nome Equipa

1 03:06:26 Bruno Miguel Rosa BTT LOULÉ/LOULÉ CONCELHO

2 03:06:27 David Costa Fundiarte-CCLA

3 03:20:46 Hugo Carvalho Bike Clinic

4 03:30:10 Lúcio Gonçalinhos Rodas Clube

5 03:32:20 Miguel Garcia Amiciclo

Classificação Meia-Maratona Masculino

Clas. Tempo Nome Equipa

1 01:31:20 David Marques Vercril/Superbikes/ccapp

2 01:35:56 Carlos Miguel Trancadas Rom bikes

3 01:36:00 José Alexandre Moreira Castelo VBBIKES

4 01:36:05 Tiago Saloio Vercril/Superbikes/ccapp

5 01:36:06 Cláudio Trancadas Rom bikes

Classificação Meia-Maratona Feminino

Clas. Tempo Nome Equipa

1 01:55:10 Tânia Costa Team Liberato

2 02:09:55 Tamara Marina Santos Antunes G.D.C.A.P.S

3 02:30:55 Soraia Alexandra Francisco Gil Sines Hager/LMS- Material Eléctrico

4 03:17:58 Tânia Isabel Vidazinha Serrano BTT AJAL / CHOCALHOS PARDALINHO / PIMENTÃO MORITA

5 03:42:25 Maria Helena Pinto Martins Tiago Individual

Reportagem publicada na Revista O PRATICANTE nº39