quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Serra da Estrela 07 AGO 09

Este ano proporcionaram-se umas férias na zona do Fundão, como à bastante tempo que sonhava em subir a Serra da Estrela em Bicicleta, não resisti e aproveitei a proximidade para tentar efectuar a subida, tendo utilizado a minha velhinha GT. Partida às 08H42, de Vale Mendinho, localidade pertencente à Freguesia de Souto da Casa.
O Souto da Casa situa-se na encosta Norte da Serra da Gardunha, a cerca de 5km da Sede do concelho.

O objectivo era subir a Serra da Estrela que se pode ver ao longe.A Serra da Estrela é a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território da República Portuguesa (apenas o Pico, nos Açores, a supera).

Passagem pelo Fundão.
O Fundão está localizado no sopé da Serra da Gardunha, no planalto da Cova da Beira, a uma altitude de cerca de 500 metros. É sede de um município com 701,65 km² de área e 31 482 habitantes, subdividido em 31 freguesias.
Chegada à Covilhã,...
...com 24 Km já feitos.
E as subidas continuam,..., continuam,...continuam,...
Situada no Covão do Boi, em plena Serra da Estrela, encontra-se esculpida em baixo relevo, na rocha, a Senhora da Boa Estrela, padroeira dos Pastores, inaugurada em 1946.
Finalmente, ao fim de 50 Km, consegui chegar à Torre.
A Torre localiza-se no topo da Serra da Estrela, e é o símbolo do segundo ponto mais alto de Portugal, situado a 1993 metros de altura.

A Descida da Treta.. 02 AGO 09

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sesimbra 02AGO09

Castanheiro